Ácer- estudemos juntos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ácer- estudemos juntos

Mensagem  Angela Fernandes em Qui Jan 28, 2010 6:45 pm

CRIANCINHAS !!!!!!!!!
Vou começar a expor alguma coisa que sei sobre esta planta fantástica.
Espero ajuda e colaboração de todos e todas.
Família: ACERACEAE - MAPLE
Existem aproximadamente 200 espécies do gênero, sendo que a maioria são originárias de regiões temperadas do hemisfério norte.
Espécies mais utilizadas para bonsai:
1- ÁCER PALMATUM: originário do Japão, folhas verdes durante a primavera e o verão, sendo substituidas pela coloração castanho amarelado no outono.
2- ÁCER PALMATUM "DESHOJO": no início da brotação, na primavera, possui uma folhagem vermelho sangue que passa ao verde, mantendo-se até o ooutono, quando adquire a coloração outonal.
3- ÁCER PALMATUM ATROPURPUREUM: suas folhas tem a coloração vermelho escuro ao longo de todo o ano, sofrendo uma leve variação no outono.Tem como característica, folhas um pouco maiores que os demais, sendo uma das poucas variedades de ácer que não aceita desfolha.
4- ÁCER BUERGERIANUM; possui folhas em forma de tridente, de cor verde voçosa na primavera e verão, ganhando uma tonalidade que vai do amarelo alaranjado até o vermelho escuro no outono.
5- ÁCER CAMPESTRE: mativo da Europa, possui folhas verdes na primavera e verão que passam ao tom amarelado no ooutono.
CARACTERÍSTICAS; árvore de folha caduca, de exterior, jovens tem crescimento rápido, quando adultas, o crescimento é super lento. Existe uma incomparável variedade de cores e formas de folhas, troncos e copas. Oa áceres, junto com o pinus, são as árvores mais importantes do cultivo Japonês do bonsai. No inverno quando perdem as folhas, mantém seu atrativo pela distribuição de seus ramos e galhos.
AMBIENTE: adora os ambientes frescos e úmidos, as folhas se queimam em ambientes quentes e secos, na sombra crescem melhor, mais rapidamente e com vigor.
REGA: requerem regularmente muita água devido a folhagem densa e frondosa. Em períodos quentes há necessidade de rega mais de uma vez ao dia. Não tolheram solo encharcado, borrifar as folhas com frequência principalmente se o local for seco e estiver exposto ao sol.
ADUBO: aduba-se quando as folhas estão completamente desenvolvidas. Pode-se utilizar adubos líquidos (foliares), químicos ou orgânicos.
TRANSPLANTE: deve-se transplantar a cada 2 ou 3 anos, eliminaod-se 1/3 das raizes mortas, o transplante se realizará antes da brotação. O período após o transplante e antes de novos brotos surgirem não deverá o solo ficar encharcado. Eles necesitam de solo com muito boa drenagem.
PODA: as de estrutura são feitas no inverno. Para conservar a forma, piçam-se reptidamente os novos brotos desde a primavera até o verão. Devido a exposição das gemas, cada novo broto produzirá uma ramificação bifurcada, o que não é conveniente. Para evitar isso, elimina-se a gema inoportuna antes que ela se desenvolva.
ARAMAÇÃO: o ácer é uma das plantas com a casca mis delicada, por isso devemos prestar muita atenção para que o arame não marque o tronco. Procurar aramar deixando o arame ligeiramente folgado. Quando se arama um ácer, deve-se observar o crescimento dos ramos, que algumas vezes poderá ser bastante rápido, causando o estrangulamento. O ideal é aramar no outono. Se for possível, utilize o tracionamento ao invés da aramação.
DICAS; Nunca arranque as folhas ao desfolhar o ácer,corte o pecíolo da folha com uma tesoura muito afiada, com este procedimento, conseguiremos uma redução significativa do tamanho das folhas, melhorando a proporção da árvore, assim como garantindo uma coloração mais duradoura e intenda no outono. Este método também é utilizado para melhorar a ramificação dos galhos.

SOU DO BEM !!!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!!!!!!!
Angela Fernandes
avatar
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 73

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum