Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

YOSE UE, Serissas do compradre RONI

4 participantes

Ir para baixo

YOSE UE, Serissas do compradre RONI Empty YOSE UE, Serissas do compradre RONI

Mensagem  nickyfury Sáb Nov 19, 2011 6:16 am

A postagem a seguir foi colocada no forum do Atelier do Bonsai dia 12/11/2011, onde minha dileta amiga Angela Fernandes, após apreciar sugeriu que eu postasse aqui no forum, para que outros bonsaistas/foristas pudessem tambem conhecer o trabalho e emitirem opinião, criticas e sugestões (sempre bem vindas, aliás). Atendendo ao seu pedido é que hoje, finalmente, estou postando essa matéria. Bem, ei-la:

"sexta-feira é um dia tão bom quanto qualquer outro para fazer bonsai. Por isso, meu amigo e compadre, bonsaista/forista Ronivaldo veio até minha residência trazendo consigo uma bandeja rasa, comprada via net e confeccionada pelo ceramista Jorge Ribas. A intenção dele era que eu cedesse algumas serissas para compor um bosque, projeto que ambicionava há algum tempo e que, para concluir, faltava tão somente o recipiente adequado.

Após analisar detidamente o formato de algumas serissas que cultivo em meu viveiro, optamos por selecionar algumas que cresciam há alguns anos num escorredor:


YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02305



YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02306

Sendo a bandeja um tanto quanto rasa, tivemos que eliminar uma grande quantidade de raízes primeiramente, mantendo apenas um minimo para garantir a integridade de cada planta:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02312[img][/img][img][/img]

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02311

Essas serissas estavam no escorredor há uns tres anos, tendo ocorrido certa fusão em suas raízes, de modo que teriamos que cortar algumas, para liberar as mais interessantes:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02314

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02315

Nesse tipo de poda de eliminação de raízes é preciso trabalhar rápido, e vez ou outra irrigar as raízes, para evitar que a perda hidrica não seja tão severa e comprometa o trabalho de recuperação posterior do conjunto:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02318

Após cortar fora as raízes mais grossas, fizemos um posicionamento na bandeja com o grupo inicial, para decidir quem fica e quem sai:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02321

ssas serissas apresentavam uma qualidade razoável quanto ao tronco e estavam com a parte aerea inicial interessante, vez que promovia poda de manutenção sempre que possível nelas, buscando sua densificação. Nesse sentido, poderíamos ter mantido apenas esse grupo, mas para que o trabalho ficasse melhor, decidi eliminar algumas delas e acrescentar outras:


YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02324

Comentei com o compadre Roni sobre a vantagem de termos diversas plantas, em estágios diferentes de crescimentó/desenvolvimento, o que facilita na hora de compor um bosque bonsai:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02329

Enquanto eu tentava equilibrar as forças antagonicas presentes na bandeja, o compadre Roni clicava as imagens, para registrar o momento mágico da construção de um novo bosque bonsai

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02331

Não havia um projeto pré estabelecido, apenas iamos selecionando as plantas que julgavamos mais interessantes, agregando-as e distribuindo-as de maneira a criar uma situação homogenea em parte, mas em que houvesse tambem uma boa estética visual, ainda que aparentemente o caos fosse o rei "da cocada preta". Nada como buscar o naturalistic:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02332

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02339

Temos que cuidar de aspectos relevantes, como a triangulação correta do conjunto, as areas negativas, a proporcionalidade, a area de fuga, o posicionamento de cada tronco, de maneira que não interfira visualmente com o tronco a seu lado, e por aí vai....:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02342

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02343

Particularmente gosto de trabalhar com a serissa. É uma ótima espécie, sem espinhos e resistente:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02345

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02347

Aos poucos nosso bosque bonsai vai adquirindo um formato peculiar e caracteristico. Daqui a uns dois meses o volume de raízes capilares terá triplicado, preenchendo todo o espaço livre abaixo da superficie. Em um ano, as raízes terão iniciado a fusão, passando o conjunto a funcionar como uma planta única. Findo os tres primeiros anos, iremos cuidar do reenvase:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02354

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02355

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02355

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02358

Posicionadas as plantas, cubrimos as raizes e parte do tachiagari, para garantir estabilidade com um substrato composto por: caco ceramico, pedrisco, terra granulada (cupinzeiro), Bioplant e musgo esfagno (previamente umedecido em superthrive):

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02364

´Embora perfeição não seja uma exigência, por vezes é preciso mudar alguma coisa para melhor contudo. Nesse caso, tive que substituir duas arvores finas e retas:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02368

Por outras duas, mais robustas e com um ligeiro movimento antagonico entre elas, para agregar estabilidade visual e harmonizar melhor o conjunto:

YOSE UE, Serissas do compradre RONI DSC02369

Em todo caso, pode ser que daqui a dois ou tres anos, quando formos reenvasar, seja preciso substituir ou troca algumas plantas, ou mesmo acrescentar outras, para deixar o bosque mais interessante. A vantagem desse tipo de trabalho com essa espécie em particular, é justamente poder fazer isso, visando sempre uma melhoria. Bem, espero que os colegas foristas apreciem o trabalho e comentem.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)

nickyfury

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

YOSE UE, Serissas do compradre RONI Empty Re: YOSE UE, Serissas do compradre RONI

Mensagem  Angela Fernandes Sáb Nov 19, 2011 2:58 pm

Meu queridíssimo amigo Nicky !!!!
Muito grata pela postagem, acho-a uma verddeira aula, e ....grátis.
Com toda certeza todos que a virem, aprenderão mais.
Grata com
Bjks
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

YOSE UE, Serissas do compradre RONI Empty Yose UE, Serissas do compadre Roni

Mensagem  Nelson Monteiro Sáb Nov 19, 2011 5:25 pm

Parabéns, beleza pura. Saudações Nelson sunny sunny

Nelson Monteiro

Mensagens : 308
Data de inscrição : 04/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

YOSE UE, Serissas do compradre RONI Empty Re: YOSE UE, Serissas do compradre RONI

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Nov 20, 2011 4:00 am

Belo trabalho e me serviu de alerta pois tenho varias que salvei da enchente parecidas.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 66
Localização : teresopolis , RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

YOSE UE, Serissas do compradre RONI Empty Re: YOSE UE, Serissas do compradre RONI

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos