Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pitangueira envazamento época certa

3 participantes

Ir para baixo

Pitangueira envazamento época certa Empty Pitangueira envazamento época certa

Mensagem  dablo19 Sáb Fev 25, 2012 10:08 am

Olá tenho uma pitangueira que encontrei em um vaso grande já era um arbusto grande e produzindo.
No início de setembro de 2011 fiz a primeira intervenção para no futuro transforma-la em um bonsai fiz uma poda bem drástica nela mas a mantive no mesmo vaso e comecei a cuidar dela.
Agora a planta já esta bem recuperada e pretendo dar o segundo passo que seria retira-la do vaso plastico e grande que ela está e coloca-la já em um vaso próprio para bonsai.
Mas essa planta deve ter muitas raízes e terei que fazer uma poda bem drástica também para poder envaza-la.
Gostaria de saber qual a melhor época do ano para fazer isso pois não tenho pressa nenhuma o objetivo é garantir a sobrevivência da planta, para em um terceiro passo definir e dar forma a seus galhos.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Pitangueira envazamento época certa Pitanga01
dablo19
dablo19

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 40
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Pitangueira envazamento época certa Empty Re: Pitangueira envazamento época certa

Mensagem  jair flores Sáb Fev 25, 2012 2:07 pm

Na minha opinião, o mais sensato é ir diminuindo aos poucos o tamanho do vaso.Vc não pode pegar uma planta que está em um vaso grande como este e passa-la direto para um vaso de bonsai.Vc tem que ir diminuindo aos poucos o volume de raizes capilares.(raizes finas que são as alimentam a planta,as grosas são somente para sustentação)
Aconselho vc fazer o transplante no final do inverno,mas para uma bacia mais rasa perfurada no fundo e nas laterais para já ir acostumando a planta a um espaço menor.No momento vc pode fazer uma desfolha e aramar os galhos, dando a eles alguns movimentos.Se for desfolhar faça logo enquanto ainda está calor.
Esta é a minha opinião!!!

Abraço até+
jair flores
jair flores

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/11/2011
Idade : 64
Localização : Novo Hamburgo,RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pitangueira envazamento época certa Empty Re: Pitangueira envazamento época certa

Mensagem  dablo19 Sáb Fev 25, 2012 2:34 pm

jair flores escreveu:Na minha opinião, o mais sensato é ir diminuindo aos poucos o tamanho do vaso.Vc não pode pegar uma planta que está em um vaso grande como este e passa-la direto para um vaso de bonsai.Vc tem que ir diminuindo aos poucos o volume de raizes capilares.(raizes finas que são as alimentam a planta,as grosas são somente para sustentação)
Aconselho vc fazer o transplante no final do inverno,mas para uma bacia mais rasa perfurada no fundo e nas laterais para já ir acostumando a planta a um espaço menor.No momento vc pode fazer uma desfolha e aramar os galhos, dando a eles alguns movimentos.Se for desfolhar faça logo enquanto ainda está calor.
Esta é a minha opinião!!!

Abraço até+

Obrigado Jair pela dica vou trabalhar neste sentido.
Abraços.
dablo19
dablo19

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 40
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Pitangueira envazamento época certa Empty Re: Pitangueira envazamento época certa

Mensagem  Jair Paulo Bruno Sáb Fev 25, 2012 3:26 pm

INPORTANTE E VERIFICARMOS A PLANTA SEM AS FOLHAS,PARAQUE POSSAMOS DEFINIR O QUE IREMOS FAZER .
ABRACOS DO BROTHER jAIR.
Jair Paulo Bruno
Jair Paulo Bruno

Mensagens : 209
Data de inscrição : 30/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pitangueira envazamento época certa Empty Re: Pitangueira envazamento época certa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos