Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ficus Benjamina

4 participantes

Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Ficus Benjamina

Mensagem  pmonteiro Sáb maio 05, 2012 11:42 am

Amigos,
aqui está a evolução de um Ficus que venho trabalhando através de uma alporquia. Gostaria da opinão de vocês do andamento do processo e conselhos para o próximo passo.

Em abril-2011 o alporque já completava 2 meses. Havia bastante raiz, resolvi retirar:
Ficus Benjamina Foto0104-09-2alporques-3plantas

Ficus Benjamina Img0093

Agora no escorredor. A bacia embaixo é só apoio. Ainda não é a mamadeira. Dei uma aparada em alguns galhos e retirei um pouco de folhas.
Ficus Benjamina Img0100

Em agosto-2011, já com boa recuperação, foi para mamadeira.
Ficus Benjamina Foto04Ago-11

Em janeiro-2012 ele sofreu um pequeno acidente. Caiu lá de cima do terraço no chão (5 m de altura). Como na hora só havia a mão um vaso plástico, plantei imediatamente. Foi só o susto, pois ele não sofreu. Até evoluiu.
Ficus Benjamina Foto05Jan-12

Agora em fev-2012 ele está na seguinte situação. Fiz uma pequena poda de galhos.
Ficus Benjamina Foto06Fev-12

Estou aguardando a primavera para transplantá-lo em um recipiente mais largo, com objetivo de trabalhar o nebari.

O que mais posso fazer para melhorar?

pmonteiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Léo Sáb maio 05, 2012 12:31 pm

Olha eu acho na minha opinião que você deveria fazer uma desfolia por que as folhas dele estão enormes e o vaso esta muito grande o tronco esta ótimo só precisa fazer o design do Bonsai.
Léo
Léo

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/04/2012
Idade : 27
Localização : Blumenau,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  pmonteiro Sáb maio 05, 2012 4:02 pm

Leo,

com relação ao tamanho das folhas você tem toda razão, mas como estamos no outono creio que não é uma boa época para este procedimento. A informação que tenho é que neste tipo de Ficus nunca devemos desfolhar totalmente um galho, sob risco de perdê-lo. Por favor me corrija se eu estiver errado.

Foi muito legal o teu retorno.

Grande abraço.

pmonteiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Angela Fernandes Sáb maio 05, 2012 4:49 pm

CRIANCINHAS !!!!
Bela planta !
Só está precisando de uma boa limpeza....me parece que está muito embolado e não se consegue ver a estrutura da planta.
Primeiramente seria isso....depois se veria então os galhos que deverão sair, que com certeza terá alguns.
Bjs
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  jair flores Sáb maio 05, 2012 4:57 pm

pmonteiro na minha opinião, vc está fazendo certo. Também acho que não deve desfolhar agora, como vc mesmo disse estamos no outono e não é uma boa hora para isto.Minha sugestão é que vc aguarde até o final do inverno, e ai sim faça uma desfolha e transplante para um recipiente mais baixo; uma bacia rasa bem perfurada no fundo e nas laterais, usando um substrato bem drenante.Com isto vc já vai acostumando a planta em recipiente mais raso.Não uso mais (escorredor mamadeira) só a bacia.Quanto a desfolha, eu costumo cortar a ponteira do galho e retirar as folhas com a tesoura cortando no cabinho da folha, mas sempre deixando algumas folhas na ponta do galho para continuar puxando a seiva.Para melhorar o nebari,use a técnica do mdf.Postei aqui no forum em MATÉRIAS com o titulo correção de nebari. De uma olhadinha.

Até mais + .
jair flores
jair flores

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/11/2011
Idade : 64
Localização : Novo Hamburgo,RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  jair flores Sáb maio 05, 2012 5:03 pm

Olá amiga, Angela.

Concordo plenamente tb com a limpeza. Casualmente postamos ao mesmo tempo.
jair flores
jair flores

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/11/2011
Idade : 64
Localização : Novo Hamburgo,RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Angela Fernandes Sáb maio 05, 2012 7:22 pm

CRIANCINHAS !!!!!!!!!!
Pois é Jair Flores, fica um pouco difícil opinar sobre algumas plantas em locais bem diferentes do meu.
Se esta planta estivesse aqui em minha cidade, poderíamos tranquilamente fazer uma desfolha porque a temperatura aqui não é tão baixa.
Concordo sobre a forma da desfolha, também aplico a mesma técnica.
Acho que até aqui estamos opinando igualmente.
Sobre o pote, concordo plenamente.
Bjs
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  pmonteiro Dom maio 06, 2012 2:08 pm

Obrigado a todos pelas dicas. Vou esperar o final do inverno para desfolha e troca de recipiente.

pmonteiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Léo Dom maio 06, 2012 3:01 pm

pmonteiro escreveu:Leo,

com relação ao tamanho das folhas você tem toda razão, mas como estamos no outono creio que não é uma boa época para este procedimento. A informação que tenho é que neste tipo de Ficus nunca devemos desfolhar totalmente um galho, sob risco de perdê-lo. Por favor me corrija se eu estiver errado.

Foi muito legal o teu retorno.

Grande abraço.
Sim é verdade não se deve fazer desfolha agora eu tinha me esquecido espere acabar o inverno depois com o tempo ela ficara bonita depois tente colocar um vaso mais raso para ela ja se acostumando como ja disserem.
Léo
Léo

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/04/2012
Idade : 27
Localização : Blumenau,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Angela Fernandes Dom maio 06, 2012 5:21 pm

CRIANCINHAS !!!!!!!!!!
Aguardemos então !!!!!!
Bjs
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Ficus Benjamina Empty Re: Ficus Benjamina

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos