Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem... caliandra em apuros.

3 participantes

Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Luis Sedano Seg Abr 21, 2014 4:41 pm

Pessoal,

Estou passando maus bocados com minha caliandra e ja escutei muita gente e não consegui uma solução ainda.
Ela estava perdendo muitas folhas, que estavam amarelando e caindo, outras nasciam faltando algumas folhinhas.
O substrato dela esta com pedrisco, casco e organico. Não sei as % pq desde que a peguei ela ja esta com ele.
Quando a adquiri, ela ja apresentava este problema, mesmo assim foi minha opção, pq sempre tive intenção de recupera-la.
Vou colocar os paços que tomei até agora.

Ja fazem uns 7 meses que estou com ele. Até o momento so estava adaptando para seu novo ambiente.

Ha mais ou menos 3 semanas fiz uma desfolha total e aramei ela novamente.

Achei que ja havia conseguido recupera-la, este foi meu engano. Todos os novos brotos estão vindo fracos e a maioria perde folhas e cai.

Hoje coloquei ela numa bacia com água, onde adicionei Superthrive e aminomix. Deixei ela descansando por 2 horas nesta solução. No final do dia apliquei forth Bonsai.

Minha idéia é mante-la por mais uma semana regando com superthrive e após esta semana, coloca-la em um regador com 50% de casco, 30% de pedrisco médio e 20% de terra organica. Manter ela mais uma semana a base de Superthrive.

Minha idéia com o escorredor é por não conhecer o substrato da origem dela, tentar regular alguma coisa que esta descontrolando este Bonsai e com isso também fortalecer suas Raízes.

Por favor me ajudem com este problema, não quero perder este Bonsai de maneira alguma.

Informação importante:

Adubo com Bokashi - Trocas em mês em mês
Superthrive - 1 vez por semana
Forth Bonsai - 1 Vez por semana
Aminomix - 1 Vez por semana

Um grande abraço a todos.

Luis Sedano

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/03/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  diegobrj Ter Abr 22, 2014 3:10 pm

Feitos os procedimentos acho que agora é esperar...
Tire uma dúvida, como a planta aparenta estar fraca, debilitada, seria o caso de fornecer o superthrive e aminomix!?
Como estavam as raízes da planta, tinha muita capilar!?
Abraço

diegobrj

Mensagens : 22
Data de inscrição : 26/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Luis Sedano Qua Abr 23, 2014 4:46 am

Não conheço as raízes da planta ainda.

Estou aguardando ela se fortalecer para realizar o transplante para o escorredor, onde esta é minha maior dúvida. Este procedimento será o melhor?

Luis Sedano

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/03/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  diegobrj Qua Abr 23, 2014 6:37 am

Pensei que tivesse retirado o substrato e olhado as raízes... ver se tem raiz capilar suficiente ou alguma doença na raiz.
Quando tive problemas com amarelamento de folhas em outras plantas pesquisei e achei coisas sobre o regime de rega, em resumo: muita ou pouca água causavam amarelamento de folhas.
Só fiquei na dúvida pois parece ser uma prática comum a quem cuida de plantas, bonsaístas ou não, não adubar ou aplicar produtos com ação similar em plantas debilitadas.
Mas como você já escolheu uma linha de ação, melhor manter.

diegobrj

Mensagens : 22
Data de inscrição : 26/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Luis Sedano Qua Abr 23, 2014 12:58 pm

Boa Tarde Diego,

Não acho que vc esteja errado.
Concordo que minha ação pode ter só piorado o estado do Bonsai.
Na realidade corri este risco, porque esta é uma planta que ja faz algum tempo que esta comigo e vim aplicando adubos de forma bem lenta e gradativa.
Até por este motivo mesmo que me surprendi ao realizar sua desfolha total e os novos brotos aparecerem com o mesmo problema, achei que ja havia contornado a situação.
Agora estou apenas regando e sol.... muito sol.
Quero coloca-la no escorredor pq tenho a impressão que o substrato que ela esta não esta colaborando, ou não sei se é possivel ela ser uma planta que ja esta ha muito tempo no vaso atual e isso também esta prejudicando. Isso é possível???
Eu ainda estou na faze de erros e acertos..kkk

Luis Sedano

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/03/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  diegobrj Qua Abr 23, 2014 2:50 pm

Então estamos iguais... comecei com bonsai faz pouco também...
Já errei um bocado, mas graças a Deus tudo contornável...
Acho que não vai piorar seu bonsai não... vai dar tudo certo... toquei no assunto do adubo pois é o que venho lendo e parece ser uma verdade absoluta na questão da planta debilitada...
Seria possível postar algumas fotos detalhadas dos brotos deficientes?!
Abraço

diegobrj

Mensagens : 22
Data de inscrição : 26/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Wayner Qui Abr 24, 2014 8:49 am

Luis Sedano,

Seja bem vindo,

Cara a melhor forma de te ajudar é você postando fotos aqui, faça isso por favor.

Agora sem ver a planta te dou algumas dicas, creio que vc está colocando uma carga bruta de químico e a planta não está aguentando, está debilitada e neste momento não se faz isso. Coloque ela em uma vasilha maior do que ela está e com areia lavada de rio. Esse é o melhor remédio para planta debilitada.

Desculpe pela demora na resposta.
Wayner
Wayner

Mensagens : 392
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Luis Sedano Qui Abr 24, 2014 2:49 pm

Boa Noite meus Amigos,

Este fim de semana providencio as fotos e posto aqui para poderem ver o problema que estou relatando.

Muito obrigado pelos retornos.

Abraço.

Luís Sedano

Luis Sedano

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/03/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem... caliandra em apuros. Empty Re: Me ajudem... caliandra em apuros.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos