EVOLUÇAO DE UM PROJETO COM UMA CALIANDRA SPINOSA
+2
Angela Fernandes
Glauco
6 participantes
Página 1 de 1
EVOLUÇAO DE UM PROJETO COM UMA CALIANDRA SPINOSA
Caros amigos,
Segue abaixo a evolução de um trabalho iniciado pelo amigo Sergivaldo Costa quando aqui esteve durante o Iº ENCONTRO BAHIA BONSAI em 2009.
Início dos trabalhos em uma Caliandra Spinosa.
Sergivaldo fazendo um Jin
Sergivaldo fazendo a poda...
Aramando...
Planta finalizada
Projeção de Sergivaldo a ser seguida.
06 Mêses após a intervenção do Sergivaldo e já na hora de fazer o transplante, reposicionamento, rearamação e poda de refinamento.
Novo posicionamento seguindo a projeção do Sergivaldo.
Retirada da bacia, lembrando que esta planta está em bacia a mais de 01 ano e meio com um substrato para recuperação de raízes.
De início já deu para notar que muitas raízes terão que ser retiradas para melhoria técnica do nebari.
Uma das ferramentas mais importantes que irei utilizar(alicate lateral) pois algumas raízes estão em local de difícil localização.
Utilização também do alicate bola para um melhor acabamento.
Verificando o posicionamento no vaso.
Lavando as raízes para melhor visualização, poda e arrumação.
Novas podas para redução e retirada de raízes mal localizadas.
Agora já cabe com mais facilidade e com isso haverá uma melhor oxigenação.
Plantado em substrato composto de 75% de cacos de telha (03 e 04 mm) e 25% de composto orgânico (Multiplant paisagismo), com este substrato a planta irá se recuperar e desenvolver muito mais rápido por sua capacidade de drenagem e oxigenação além de manter uma certa umidade.
Transplante, reposicionamento e correção de nebari finalizado, agora é partir para a aramação para montagem da copa, lembrando que não é recomendado fazer aramação logo após um transplante com poda severa de raízes..
Logo logo posto a continuação.
Abraços fraternos.
Segue abaixo a evolução de um trabalho iniciado pelo amigo Sergivaldo Costa quando aqui esteve durante o Iº ENCONTRO BAHIA BONSAI em 2009.
Início dos trabalhos em uma Caliandra Spinosa.
Sergivaldo fazendo um Jin
Sergivaldo fazendo a poda...
Aramando...
Planta finalizada
Projeção de Sergivaldo a ser seguida.
06 Mêses após a intervenção do Sergivaldo e já na hora de fazer o transplante, reposicionamento, rearamação e poda de refinamento.
Novo posicionamento seguindo a projeção do Sergivaldo.
Retirada da bacia, lembrando que esta planta está em bacia a mais de 01 ano e meio com um substrato para recuperação de raízes.
De início já deu para notar que muitas raízes terão que ser retiradas para melhoria técnica do nebari.
Uma das ferramentas mais importantes que irei utilizar(alicate lateral) pois algumas raízes estão em local de difícil localização.
Utilização também do alicate bola para um melhor acabamento.
Verificando o posicionamento no vaso.
Lavando as raízes para melhor visualização, poda e arrumação.
Novas podas para redução e retirada de raízes mal localizadas.
Agora já cabe com mais facilidade e com isso haverá uma melhor oxigenação.
Plantado em substrato composto de 75% de cacos de telha (03 e 04 mm) e 25% de composto orgânico (Multiplant paisagismo), com este substrato a planta irá se recuperar e desenvolver muito mais rápido por sua capacidade de drenagem e oxigenação além de manter uma certa umidade.
Transplante, reposicionamento e correção de nebari finalizado, agora é partir para a aramação para montagem da copa, lembrando que não é recomendado fazer aramação logo após um transplante com poda severa de raízes..
Logo logo posto a continuação.
Abraços fraternos.
Glauco- Mensagens : 33
Re: EVOLUÇAO DE UM PROJETO COM UMA CALIANDRA SPINOSA
Após os procedimentos anteriores iniciei uma poda de refinamento e seleção de galhos, infelizmente alguns dos galhos que comporiam a copa morreram, mas para minha sorte outros brotaram e supriram a necessidade.
Agora é através da aramação arrumar a copa, recompondo a estrutura planejada.
Concluída a aramação iniciei o tratamento da madeira morta ( jin’s )com calda sulfocálcica.
Trabalho finalizado por hora, agora é deixar a planta descansar um pouco dos diversos procedimentos consecutivos e esperar as novas brotações para melhorar a copa e a estética do bonsai como um todo.
Quinze dias após o início dos trabalhos vejam só como ela brotou, sinal que aprovou o substrato utilizado, esta espécie realmente é fantástica.
Abraços fraternos a todos.
Agora é através da aramação arrumar a copa, recompondo a estrutura planejada.
Concluída a aramação iniciei o tratamento da madeira morta ( jin’s )com calda sulfocálcica.
Trabalho finalizado por hora, agora é deixar a planta descansar um pouco dos diversos procedimentos consecutivos e esperar as novas brotações para melhorar a copa e a estética do bonsai como um todo.
Quinze dias após o início dos trabalhos vejam só como ela brotou, sinal que aprovou o substrato utilizado, esta espécie realmente é fantástica.
Abraços fraternos a todos.
Querido Glauco !!!!!!!!
Antes de falar sobre a postagem..........
Parabéns !!!!!!! Ví você no Fantástico da TV Globo.........virou artista global !!!!!!!!!!!!
Bem............
Esta planta realmente é fantástica.o trabalho do Sergivaldo ficou 10.....irreparável...
Aliás, a ferramenta que ele fez o JIN você conhece ??? Ela é super importante....Ele ganhou de uma fã de Niterói...
A projeção feita por ele, é de uma visão genial...
Seu trabalho se tornou uma verdadeira aula, muito didática e belamente fotografado. Quem fotografou ???
Acho que ficou lindamente, o vaso foi o ideal.
Não tenho o hábito de lavar as raízes.....
Impressionante como se recuperou e rebrotou...
Parabéns pelo trabalho.........
SOU DO BEM !!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!!
Bjks
Angela Fernandes
Antes de falar sobre a postagem..........
Parabéns !!!!!!! Ví você no Fantástico da TV Globo.........virou artista global !!!!!!!!!!!!
Bem............
Esta planta realmente é fantástica.o trabalho do Sergivaldo ficou 10.....irreparável...
Aliás, a ferramenta que ele fez o JIN você conhece ??? Ela é super importante....Ele ganhou de uma fã de Niterói...
A projeção feita por ele, é de uma visão genial...
Seu trabalho se tornou uma verdadeira aula, muito didática e belamente fotografado. Quem fotografou ???
Acho que ficou lindamente, o vaso foi o ideal.
Não tenho o hábito de lavar as raízes.....
Impressionante como se recuperou e rebrotou...
Parabéns pelo trabalho.........
SOU DO BEM !!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!!
Bjks
Angela Fernandes
Angela Fernandes- Mensagens : 2116
Glauco,
muito lindo o trabalho. Realmente foi uma aula! Parabéns!
muito lindo o trabalho. Realmente foi uma aula! Parabéns!
Willian- Mensagens : 41
Amiga Angela,
Artista global ? KKKKKKKKKKKK, nem tanto, mas ficou legal a matéria, mesmo tendo algumas críticas .
Sergivaldo realmente tem uma visão privilegiada e a ferramenta que vc se refere (descascador de tronco) é muito interessante e útil, já inclusive procurei para comprar mas é um ítem relativamente difícil de encontrar. Quanto a "aula" é bondade sua, mas tentei ser bem didático realmente para facilitar o entendimento e até críticas sobre meu procedimento, e as fotografias 70% foram minhas, mas na realidade é a máquina que é boa . Os vasos do Sami realmente tem uma qualidade diferenciada e terminam por valorizar o trabalho.
Eu também tinha receio de lavar as raízes durante o transplante, mas depois de 08 dias no Terra Bonsai mudei alguns dos meus procedimentos, Rock sempre lava as raízes em seus transplantes até que o bonsai esteja completamente em caco de telhas quando este procedimento deixa de ser necessário.
A Spinosa se estiver saudável e em ambiente apropriado tem uma recuperação fantástica.
Mais uma vez obrigado e abraços a todos.
Artista global ? KKKKKKKKKKKK, nem tanto, mas ficou legal a matéria, mesmo tendo algumas críticas .
Sergivaldo realmente tem uma visão privilegiada e a ferramenta que vc se refere (descascador de tronco) é muito interessante e útil, já inclusive procurei para comprar mas é um ítem relativamente difícil de encontrar. Quanto a "aula" é bondade sua, mas tentei ser bem didático realmente para facilitar o entendimento e até críticas sobre meu procedimento, e as fotografias 70% foram minhas, mas na realidade é a máquina que é boa . Os vasos do Sami realmente tem uma qualidade diferenciada e terminam por valorizar o trabalho.
Eu também tinha receio de lavar as raízes durante o transplante, mas depois de 08 dias no Terra Bonsai mudei alguns dos meus procedimentos, Rock sempre lava as raízes em seus transplantes até que o bonsai esteja completamente em caco de telhas quando este procedimento deixa de ser necessário.
A Spinosa se estiver saudável e em ambiente apropriado tem uma recuperação fantástica.
Mais uma vez obrigado e abraços a todos.
Valeu Willian,
Espero que o tópico seja de utilidade.
Abraços.
Espero que o tópico seja de utilidade.
Abraços.
40 dias após os trabalhos a planta já se apresenta com uma boa brotação e iniciando a formação definitiva da copa, isso aliado a um belo vaso do amigo Sami deixa o conjunto relativamente agradável.
Abraços a todos.
Os. Agora as fotos acabaram, rsrsrs.
Abraços a todos.
Os. Agora as fotos acabaram, rsrsrs.
Querido Glauco !!!!!!!!!!!!
Mesmo tendo críticas (suas)ao programa na TV Globo, ficou muito boa a matéria e quando estiver com você, quero um autógrafo.
Obrigada pelas respostas que nada mais foram do que outra aula e de graça.
Impressionante a evolução da calliandra.....
Digna de exposição..............
É ficar ao lado do amigo Rock, só se aprende.
SOU DO BEM !!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!!!!
Bjks
Angela Fernandes
Mesmo tendo críticas (suas)ao programa na TV Globo, ficou muito boa a matéria e quando estiver com você, quero um autógrafo.
Obrigada pelas respostas que nada mais foram do que outra aula e de graça.
Impressionante a evolução da calliandra.....
Digna de exposição..............
É ficar ao lado do amigo Rock, só se aprende.
SOU DO BEM !!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!!!!
Bjks
Angela Fernandes
Saudações nobre Glauco.
So tenho a agradecer pela postagem, explicativa e ilustrada.
O Sergivaldo sempre manda muito bem nas suas apresentações. Sem esquecer o seu toque de personalidade final.
Agora os comentários, 1º realmente me encucou a técnica de lavar as raizes; vi q realmente acaba funcionando, tanto q ela reagiu bem.
2º inicialmente achei q o vaso não ficaria legal, mas com sua continua intervenção fez com q terminasse perfeito. 3º acaba sendo um comentário pretencioso, a calda não da um ar fora do normal dela?
Bem... no mais quero parabeniza-lo. Sua caleandra ficou 10.
Um forte abç.
So tenho a agradecer pela postagem, explicativa e ilustrada.
O Sergivaldo sempre manda muito bem nas suas apresentações. Sem esquecer o seu toque de personalidade final.
Agora os comentários, 1º realmente me encucou a técnica de lavar as raizes; vi q realmente acaba funcionando, tanto q ela reagiu bem.
2º inicialmente achei q o vaso não ficaria legal, mas com sua continua intervenção fez com q terminasse perfeito. 3º acaba sendo um comentário pretencioso, a calda não da um ar fora do normal dela?
Bem... no mais quero parabeniza-lo. Sua caleandra ficou 10.
Um forte abç.
Marcelo Fonseca- Mensagens : 243
Angela,
Com certeza aprendi muito quando estive no Terra Bonsai e espero aprender muito mais agora com a implantação da Escola Européia aqui em Salvador, as aulas começarão em março e já estou ansioso, rsrsrs.
Abraços.
Ps. Autógrafo ? KKKKKKKKKKK
Com certeza aprendi muito quando estive no Terra Bonsai e espero aprender muito mais agora com a implantação da Escola Européia aqui em Salvador, as aulas começarão em março e já estou ansioso, rsrsrs.
Abraços.
Ps. Autógrafo ? KKKKKKKKKKK
CAro MArcelo,
Só tenho a agradecer, mas sobre seus comentários vamos lá:
1 - Também semper tive receio em lavar raízes, mas depois de ver Rock lavar as raízes de "todas" as espécies que transplantava eu terminei por perder este mêdo e começei a aplicar nas minhas, e posso lhe dizer que tem funcionado bem.
2 - Os vasos do Sami sempre caem bem e neste caso espacìfico seria o ideal mesmo, inclusive eu já havia sugerido este modêlo ao Sergival o qual aprovou.
3 - Quanto a calda realmente fica um pouco artificial, mas lembre-se que é muito recente e inclusive nestas fotos eu havia acabado de passar novamente, tanto que vc poderá notar um tom ligeiramente amarelado, com o tempo fica mais natural e é justamente o tempo de ir finalizando a planta, inclusive estou pensando em alongar um pouco mais esta copa para baixo, atualmente esta planta tem brotado bastante e estou deixando para acelerar o processo de finalização.
Abraços e obrigado novamente.
Só tenho a agradecer, mas sobre seus comentários vamos lá:
1 - Também semper tive receio em lavar raízes, mas depois de ver Rock lavar as raízes de "todas" as espécies que transplantava eu terminei por perder este mêdo e começei a aplicar nas minhas, e posso lhe dizer que tem funcionado bem.
2 - Os vasos do Sami sempre caem bem e neste caso espacìfico seria o ideal mesmo, inclusive eu já havia sugerido este modêlo ao Sergival o qual aprovou.
3 - Quanto a calda realmente fica um pouco artificial, mas lembre-se que é muito recente e inclusive nestas fotos eu havia acabado de passar novamente, tanto que vc poderá notar um tom ligeiramente amarelado, com o tempo fica mais natural e é justamente o tempo de ir finalizando a planta, inclusive estou pensando em alongar um pouco mais esta copa para baixo, atualmente esta planta tem brotado bastante e estou deixando para acelerar o processo de finalização.
Abraços e obrigado novamente.
Belíssima planta Glauco, parabéns pela continuação do amigo Sergivaldo.
Wayner- Mensagens : 392
Putz!!! Exatamente como na projeção. trabalho perfeito.
Rodney Felipe Zamba- Mensagens : 328
CRIANCINHAS !!!!
Pena que perdi o contato com meu amigo Glauco.
Tenho procurado por ele no face e não o encontro.
Gostaria de saber como está a planta.
Bjs
Pena que perdi o contato com meu amigo Glauco.
Tenho procurado por ele no face e não o encontro.
Gostaria de saber como está a planta.
Bjs