Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Help Ligustro

4 participantes

Ir para baixo

Help Ligustro Empty Help Ligustro

Mensagem  Frederico Rodriguez Dom Dez 27, 2009 7:52 am

Esté Ligusto ganhei de presente de meu filho no dia dos pais de 2008
chegou assim
Help Ligustro OgAAABq53mhx7pgwNL3j_blIumXqXbmw4-l8NXqpjYlcBOHYsTc_XfEp4rANPbhihuhvJdIwu5Xv3MWLh9yRuregS1EAm1T1UBqiwoWMhI3BLSdLmPTI4hlBqFVQ

depois da poda e envase
Help Ligustro OgAAADNqGuK8b__pnNntSpOl6co2WXGFwWnWvY3_cOFtFwd6xTj1DDEE-WjkojEz75n8I9ruqnvu8AUWQqU1icWkiEIAm1T1UDx5sK3hcBcbA52o97_B8rGoTgGb
bem esta semana observando as plantas resolvi desfolhar este ligustro me deparei com um monstrinho
e vi que terei que reenvasar para mudar a posição da planta emfim estou perdido com ela pensei em fazer uma radical e começar do zero mas primeiro gostaria da sugestão dos amigos

EIS o MONSTRINHO :
Help Ligustro OgAAAOiQWhWx_sz4hp1lZoii2ODoFFjtKmm8usD8QOtm96YE1b2O85KGee6_DWWlT5FsOGB9WloopArtGIazd5AGPtkAm1T1ULD_ft2tpmQrpCghBNUTFT3dsTvu
Frederico Rodriguez
Frederico Rodriguez

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/12/2009
Idade : 52
Localização : Maricá

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Ricbonsai Dom Dez 27, 2009 7:58 pm

Olá Frederico, tem como você postar fotos da planta em outros angulos?
Ficará mais fácil de opinar.
Ricbonsai
Ricbonsai

Mensagens : 381
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS

http://ricardopaiva.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Frederico Rodriguez Seg Dez 28, 2009 11:49 am

Fala Ric blz ? como foi de festas?
cara se interessou pela causa? conto com ajuda pois como já disse eu arriscaria uma radical e começaria do zero mas eu acho que da para se fazer algo ainda. concorda? bem segue fotos:
Help Ligustro 4223308354_854c819cba_m

Help Ligustro 4223306282_db069b0d7a_m

Help Ligustro 4223304592_245f15fe8e_m

Help Ligustro 4223302520_87d3135c40_m

Help Ligustro 4222548241_5148750ded_m

isso ajuda?
abs
Frederico Rodriguez
Frederico Rodriguez

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/12/2009
Idade : 52
Localização : Maricá

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Angela Fernandes Seg Dez 28, 2009 4:20 pm

Amigo Fred,
Ricardo é expert em ligustro.
Aproveite e espere ele opinar para fazer qualquer intervenção.
Aguarde então.............
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Ricbonsai Seg Dez 28, 2009 8:09 pm

Angela, expert eu? E em ligustro? Hehehe, bem menos.
Bom, Frederico, pra mim a frente é pela 1ª foto, mas invertida, do outro lado.
Inclinei a planta pra esquerda. Precisaria alguns galhos mais baixos de fundo.
Dá uma olhada na minha projeção:
Help Ligustro Pic_7100_13
Ricbonsai
Ricbonsai

Mensagens : 381
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS

http://ricardopaiva.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Projeção

Mensagem  Frederico Rodriguez Ter Dez 29, 2009 2:54 pm

Ricardo podes não ser expert em ligustro mas em visão putz cara sera que um dia chegarei neste ponto?adorei a Projeção e a ideia, assim que tiver um tempinho vou colocar o garoto no escorredor e deixar um tempo +-1 ano de crescimento livre oq achas?
cara topas trabalhar nesmo que virtualmente nessa planta ?
Angela o cara e bom as pampas ficou muito legal
Ricardo muito obrigado mesmo, digo a vc que me empenharei ao maximo para que a planta chegue ao ponto da projeção
Feliz 2010???
quando vc vier ao Rio e for ao sitio levarei o patinho feio para vc ver ao vivo ok
affraid bounce bounce bounce bounce bounce
Frederico Rodriguez
Frederico Rodriguez

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/12/2009
Idade : 52
Localização : Maricá

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Glauco Seg Jan 04, 2010 7:51 pm

Oi Frederico,

Sou péssimo em projeções mas gostaria de dar minha opinião(é só opinião viu, rsrs).
Bom, embora a projeção tenha ficado linda, técnicamente ficariam algumas falhas, a conicidade seria um dos pontos fracos e aprendi recentemente a valorizar mais a estrutura principal da árvore e me preocupar depois com a copa, por exemplo, percebi que vc fez o transplante e utilizou um substrato correto (caco de telha), mas não teve coragem de retirar totalmente o torrão velho, isso pode provocar um apodrecimento ou lentidão de desenvolvimento do nebari, no seu lugar eu teria lavado completamente as raízes e aproveitado para fazer a correção do nebari, retirando as raízes mal localizadas, descruzando as que estivessem atravessadas, reduzindo as mais grossas para assim direcionar a seiva para as mais finas... e como as raízes estariam totalmente limpas em um substrato com bastante aeração seu ligustre estouraria em novas brotações, com estas novas brotações(após uma poda de redução de estrutura em busca de uma árvore mais cônica)vc poderia selecionar os galhos para montar sua árvore, sendo que a proporção utilizada hoje é de 2 a 3 por 1, ou seja altura = 3X a largura do tronco, como esta espécie é muito forte e de fácil desenvolvimento não demoraria em começar a criar forma, daí seria só alimentar bem e aguardar(demora mais, mas teria uma qualidade técnica maior).
Acho que sua planta tem bom potencial e se você tiver paciência ficará ótima.
Espero que não se incomode com meus comentários.
Abraços fraternos a todos.

Glauco

Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Ricbonsai Ter Jan 05, 2010 8:25 am

Fred, as dicas do Glauco sobre o nebari são perinentes.
Algumas considerações colocas pelo Glauco:
1 - "poda de redução de estrutura em busca de uma árvore mais cônica" - isto depende muito da espécie e um ligustro cônico não passará a idéia de uma árvore velha. As figueiras, por exemplo, tem a copa arredondada.

2 - "a proporção utilizada hoje é de 2 a 3 por 1, ou seja altura = 3X a largura do tronco - isto é uma tendência mundial, mas mesmo assim outras proporções também ficam adequadas. Eu por exemplo, tenho plantas até 8 X 1. Depende muito do material e também se fica natural.
Ricbonsai
Ricbonsai

Mensagens : 381
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS

http://ricardopaiva.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Frederico Rodriguez Ter Jan 05, 2010 10:24 am

Glauco, em Primeiro lugar valew pela aula , bem a planta foi para um escorredor e neste transplante fiz o que vc disse laveu bem o torrão,confirmando o q vc disse muitas raizes podres eu as retirei coloquei um prato plastico pequeno para expandir o nebari e usei o seguinte substrato caco caramico,turfa,areia(eo que tinha em mãos no momento) não sei se e uma composição que agrada a especie mas ela ta brotando bem,paciencia eu adquiri com o bonsai então como sempre disse a Angela que eu iria começar fazer bonsai aos 40 estou com 38 a parte tecnica Proporção e afins , nunca tinha ligado para isso estou sendo sincero, mas com o tempo venho sentindo a nescessidade de aprimorar conhecimento nessa parte. em relação a se incomodar com comentarios que isso
na minha opnião quem não recebe bem criticas e sugetões não está aberto a aprender,eu me incomodar com uma aula 0800 pode mandar mais valew,
Ricardo concordo com vc em relação a proporção (apesar de não entender muito a respeito do assunto)
eu uso a seguinte tecnica: olheigosteitabom rsrsrsr SEI que não e por ai mas ainda uso essa
abs
Frederico Rodriguez
Frederico Rodriguez

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/12/2009
Idade : 52
Localização : Maricá

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Angela Fernandes Ter Jan 05, 2010 4:48 pm

Fred !!!!!!!!!!!
Aulas do Ricardo e do Glauco ??????????
Não é para qualquer um....você é privilegiado !!!!!!!!
E eu aprendi mais ainda............
E de grátis !!!!!!!!!
Angela Fernandes
Angela Fernandes

Mensagens : 2116
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Glauco Ter Jan 05, 2010 5:49 pm

Ricardo,

Fiquei receoso em fazer meus comentários para não parecerem críticas a sua projeção, espero que não tenha entendido assim.
Bom, em relação a proporção eu também tenho plantas 8 - 9 -10 X 1, mas no caso é um literati, outra situação de se deixar numa proporção maior é quando se trata de um Yamadori, deve-se respeitar o caminho que a árvore/naureza trabalhou durante anos, mas quando dei as dicas é pq proporção hj é um dos pontos mais importantes quando se busca uma árvore mais técnica e como vc bem disse já é uma regra aplicada oficialmente, lógico que podemos deixar nossas plantas da forma/tamanho que acharmos melhor, mas temos que ter consciência que é uma escolha nossa, e é muito melhor começar de forma correta do que depois de muitos anos de cultivo tentar consertar(estou tendo que fazer isso com várias de minhas plantas Smile ). Quanto a conicidade acho que me expressei mal, não me referi a conicidade como deixar a árvore triangular e sim com um tronco iniciando com uma base poderosa e afunilando até o ápice, lembrando que a conicidade não é buscada apenas no tronco e sim no nebari e também em todos os galhos, portanto a copa pode muito bem ser arredondada mas mesmo assim ter sua conicidade em todos os galhos. Quanto ao ligustre, um amigo meu tem um que tem muita conicidade e é fantástico (veio do Rock Júnior) e eu mesmo tenho um que está indo por este mesmo caminho sendo que por enquanto ainda não me preocupei com a copa e sim apenas com sua base, depois posto fotos dele. Lógico que nossas plantas tem que agradar primeiro a nós mesmos e depois aos outros, mas se tivermos o interesse em expor um dia ou mesmo colocar em um forum para receber críticas e sugestões temos que ter a consciência de não estarmos seguindo o padrão.
Abraços fraternos e parabéns por suas projeções, esta visão artística que vc tem de sobra é um dos meus pontos fracos no bonsai, mas um dia chego lá.

Glauco

Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Glauco Ter Jan 05, 2010 5:59 pm

Fred,

Sempre fiz bonsai inspirado em modêlos de árvores dos livros, da net e das dicas de foristas de vários locais além do que "eu" achava bonito e agradável aos meus olhos, levei alguns anos assim e aos poucos aprendi alguma coisa, resultado, quando achei que já sabia um pouquinho fui fazer um curso de uma semana no terra Bonsai do amigo e professor Rock Júnior, não posso negar que recebi um impacto muito grande ao ter acesso a tantas minúncias técnicas que eu nunca havia me preocupado antes, sempre notava a qualidade nas plantas dos outros mas não percebia o critério e trabalho utilizados para chegar aquele nível, resultado, voltei de lá com outra visão, descobri que as minhas plantas que eu mais gostava e achava bem encaminhas eram muito fracas técnicamente e várias de minhas plantas que eu achava fracas descobri que tinham grande potencial de evolução, ou seja, tive que reformular todo o meu conceito Embarassed Smile Smile . Com certeza vc irá aprender muito com suas plantas, parabéns e boa sorte.

Glauco

Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Glauco Ter Jan 05, 2010 6:02 pm

Amiga Angela,

Aulas do Glauco, rsrs, eu estou tentando aprender um pouquinho a cada dia, não nego que às vezes desanima quando não vemos progresso e em outras situações dá euforia ver uma técnica utilizada dando certo, mas de qualquer forma sempre que eu puder judar estarei disponível e sempre estarei fuçando as postagens aqui para aprender um pouco mais, afinal a melhor forma de aprender é compartilhando informações.
Abraços fraternos.

Glauco

Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Help Ligustro Empty Re: Help Ligustro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos