Como engrossar o tronco?
4 participantes
Página 1 de 1
Como engrossar o tronco?
Olá boa tarde!
Por gentileza estando o bonsai jovem na mamadeira como engrossar o seu tronco?
O que fazer:podar nas raízes?
Nas variedades: Shimpanku, Jabuticaba, Tuia Jacaré, Cereja do Rio Grande, Goiaba?
Obrigada, abraços!
Por gentileza estando o bonsai jovem na mamadeira como engrossar o seu tronco?
O que fazer:podar nas raízes?
Nas variedades: Shimpanku, Jabuticaba, Tuia Jacaré, Cereja do Rio Grande, Goiaba?
Obrigada, abraços!
Re: Como engrossar o tronco?
Rokamla, em todas as situações, as plantas só engrossam tronco quando engrossam raízes e, para isso, as raízes precisam de muito espaço para se desenvolverem. Essa é a teoria e que funciona na prática.
abraço
abraço
Elio- Mensagens : 259
Potinhos no Bonsai
Elio escreveu:Rokamla, em todas as situações, as plantas só engrossam tronco quando engrossam raízes e, para isso, as raízes precisam de muito espaço para se desenvolverem. Essa é a teoria e que funciona na prática.
abraço
Sr. Élio, por favor:
O que são os vasinhos de ponta cabeça dentro do vaso da sua Calliandra, são adubos?
Como eu os faço o Sr. poderia criar um tópico explicando para nós iniciantes como fazer?
Um abraço, ótima semana!
Olá Rokamla!
Então, durante algum tempo eu colocava o Osmocote dentro de uns saquinhos que eu fazia com meia-calça (....de mulher, é óbvio.......rsrsrsrsrs)
Além do trabalhão que dava, não tinha como reutilizar.
Foi quando surgiu aqui em Curitiba, na loja O Bonsai, esses potinhos de plástico, reutilizáveis.
E é o que estou utilizando até hoje, exceto em plantas muito pequenas cujos vasos não conseguem segurar tais potinhos.
Abraço
Então, durante algum tempo eu colocava o Osmocote dentro de uns saquinhos que eu fazia com meia-calça (....de mulher, é óbvio.......rsrsrsrsrs)
Além do trabalhão que dava, não tinha como reutilizar.
Foi quando surgiu aqui em Curitiba, na loja O Bonsai, esses potinhos de plástico, reutilizáveis.
E é o que estou utilizando até hoje, exceto em plantas muito pequenas cujos vasos não conseguem segurar tais potinhos.
Abraço
Elio- Mensagens : 259
olá!
ganhei algumas mudas de jabuticabeiras também e recebi a dica de colocar em um vaso grtande para se desenvolverem.
segue o link com o processo abaixo onde coloco as mesmas nos vasos:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html
depois de uns 3 anos, creio eu, irei retirar do vaso / fazer uma poda radical ( não necessariamente nesta ordem) , e até lá vou adubar vigorosamente, muita aguá, que a espécie gosta , e muito sol!
boa sorte com a sua!
é isso aí!
até mais!
ganhei algumas mudas de jabuticabeiras também e recebi a dica de colocar em um vaso grtande para se desenvolverem.
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html
depois de uns 3 anos, creio eu, irei retirar do vaso / fazer uma poda radical ( não necessariamente nesta ordem) , e até lá vou adubar vigorosamente, muita aguá, que a espécie gosta , e muito sol!
boa sorte com a sua!
é isso aí!
até mais!
gil_fuka- Mensagens : 13
CRIANCINHAS !!!!!!!!!
Acharia melhor vocês furarem as laterais dos vasos.
Não tenham pena, furem bastante, não precisa retirar as plantas.
Bjs
Acharia melhor vocês furarem as laterais dos vasos.
Não tenham pena, furem bastante, não precisa retirar as plantas.
Bjs
Angela Fernandes- Mensagens : 2116
olá!
sempre vio os vasos furados nas laterais.
qual que é a finalidade disto?
valeu !
até mais!
valeu !
até mais!
gil_fuka escreveu:olá!
boa sorte com a sua!
é isso aí!
até mais!
Gil!
Tenho 04 Jabuticabas, 01 no escorredor com caqueira e outras 03 no solo.
Aqui em Jaboticabal a terra é vermelha, com muito húmus e matéria em decomposição (folhas).
Elas amam humidade, molho dia sim, dia não!!!
Vou postar fotos!!!
Estou adubando com a receita bombástica de Angela Fernandes e Luciano Benyakob: TM+FO+Pó de café coado e frio + aminomix emborcados em vasinhos e regando uma vez por mês com aminomix, bom não bombou:explodiu! Ótima receita!
Podem pegar os vasos e furem sem dó, como Angela disse, furos em linha reta de alto abaixo e no fundo, os transformem em escorredores!gil_fuka escreveu:olá!
valeu !
até mais!
Esta técnica oferece diversas vantagens em relação a plantio do bonsai no solo, entre elas:
permite escolher o melhor local para planta repousar;
controle dos substratos e fertizantes utilizados;
melhor facilidade de manutenção da planta;
facilidade no replantio.
Plantando no Escorredor
colocar o bonsai no escorredor, com furos laterais e na parte inferior;
utilizar substrato com boa drenagem;
colocar o escorredor com o bonsai em um local bem arejado e ensolarado, fugindo dos horários entre as 10hs e 15hs.
Isso e o susbtrato favorecem o escoamento da água e permitem uma boa aeração das raízes, o que é fundamental!
Fonte: http://modesoli.com.br/sobonsai/?p=256
Muito obrigado por explicar sobre os furos laterais do vaso!
Valeu!
Valeu!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos