Papa-goiaba bonsai clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pré Bonsai de Gabiroba

4 participantes

Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  klealdossantos Sáb Jun 01, 2013 5:52 pm

olá amigos(as),boa noite,estou tentando transformar um pé de gabiroba em um bonsai,a tentativa está dando certo,mas esta dificil diminuir o tamanho da folha,alguma dica se alguem conhecer a especie?tentei varias pesquisa na net mas nada relacionado sobre a especie que me ajude a diminuir a folha apenas informaçoes sobre a planta
Pré Bonsai de Gabiroba JB01F9H
começou assim
Pré Bonsai de Gabiroba X1h5ZAn
deixei assim
Pré Bonsai de Gabiroba K2va2Ye
agora está assim
Pré Bonsai de Gabiroba WpL1G6g

Pré Bonsai de Gabiroba K03YP1h
klealdossantos
klealdossantos

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 41
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  Nelson Monteiro Seg Jun 03, 2013 5:27 pm

Gabiroba, só ouvi falar em uma musica muito antiga, ver a árvore é a primeira vez, por isso pouca ajuda posso dar. Talvez a desfolha constante possa favorecer a redução das folhas. Saudações

Nelson Monteiro

Mensagens : 308
Data de inscrição : 04/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  klealdossantos Seg Jun 03, 2013 7:40 pm

Grato a ajuda Nelson,mas resolvi voltar ela em um falso transnplante para peneira para encorpar mais,agora nem adianta mexer muito devido a época ñ propicia,tbm ñ vou abusar da resistência da planta vai q perco ela...rsrs....rsrs...mais uma vez obrigado pela dica q vou colocar em pratica no futuro!!!
klealdossantos
klealdossantos

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 41
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  Rodney Felipe Zamba Ter Jun 04, 2013 9:22 am

klealdossantos, por mais que você queira engrossar, tente começar a conduzir os galho, ou seja, tracione ou arame. Selecione um galho superior para servir como galho de sacrifício e este deixe crescer a vontade enquato a planta já está sendo conduzida, pois este é que vai estimular as raízes e o engrossamento do tronco
fiz isto no piteco abaixo;
Pré Bonsai de Gabiroba 574525_154836868006177_2047541974_n
Está engrossando rápidamente.
Tenho também preferido colocar a planta em recipiente bem grande como bacia em vez de escorredor, percebi resultado mais rápido, coloque seu escorredor com a planta no chão ou num recipiente maior que servirá como "mamadeira".
Boa sorte!!
Rodney Felipe Zamba
Rodney Felipe Zamba

Mensagens : 328
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 43
Localização : Itaboraí

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  Wayner Qua Jun 05, 2013 8:52 am

caro klealdossantos,

Não conheço bem da espécie, mas para diminuição das folhas é só através de desfolhas ao longo do ano, mas sempre levando em conta o clima, adubação, rega e exposição ao sol. Como por exemplo com o ficus eu faço desfolha o anao todo que não vou perder a planta, pois moro em Rio das OStras e é muito quente e faço a desfolha e coloco adubo organico como torta de mamona 70% e farinha de osso 30 % e para manutenção de mês em Mês abubo líquido Fosway e sol direto.

Espero ter ajudado um pouquinho.
Wayner
Wayner

Mensagens : 392
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  klealdossantos Seg Jul 08, 2013 10:49 am

caros Rodney e Wayne,preciosas dicas aqui postada,andei pesquisando sobre a especie e realmente não ha muito sobre ela,principalmente quando é feito um bonsai do mesmo,mas ela é parente da goiaba e não é um exemplar apropriado para bonsai,mas sou teimoso e tenho vontade de fazer bonsai somente com arvores frutiferas do brasil,tenho goiaba,gabiroba,ameixa amarela,laranja,mas tbm tenho uma mini romã que não é brasileira mas tbm não desfaço,ja voltei ela para o escorredor e vou deixar ela desenvolver mais sem mexer por um tempo,ela é o exemplar mais velho que tenho minha gabiroba tem em cerca de 3 anos,comprei era só uma muda tbm,ela desenvolveu bem rapido,já as goiabeiras que são 3 exemplares tem 1 ano mais ou menos mas são mudinhas ainda,a laranjeira tbm,relacionado a gabiroba sigo dicas da goiabeiras já que são similares as duas especie,mais uma vez grato as dicas aqui postada e to seguindo ao pé da letra
vlw!!!!
klealdossantos
klealdossantos

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 41
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  klealdossantos Seg Jul 29, 2013 10:13 am

[img]Pré Bonsai de Gabiroba N5IZ2ns[/img]
ta fluindo,folhas crescendo e minha gabiroba desenvolvendo
[img]Pré Bonsai de Gabiroba WSm4WtO[/img]
klealdossantos
klealdossantos

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 41
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré Bonsai de Gabiroba Empty Re: Pré Bonsai de Gabiroba

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos