Pré Bonsai de Gabiroba
4 participantes
Página 1 de 1
Pré Bonsai de Gabiroba
olá amigos(as),boa noite,estou tentando transformar um pé de gabiroba em um bonsai,a tentativa está dando certo,mas esta dificil diminuir o tamanho da folha,alguma dica se alguem conhecer a especie?tentei varias pesquisa na net mas nada relacionado sobre a especie que me ajude a diminuir a folha apenas informaçoes sobre a planta
começou assim
deixei assim
agora está assim
começou assim
deixei assim
agora está assim
klealdossantos- Mensagens : 51
Pré Bonsai de Gabiroba
Gabiroba, só ouvi falar em uma musica muito antiga, ver a árvore é a primeira vez, por isso pouca ajuda posso dar. Talvez a desfolha constante possa favorecer a redução das folhas. Saudações
Nelson Monteiro- Mensagens : 308
Re: Pré Bonsai de Gabiroba
Grato a ajuda Nelson,mas resolvi voltar ela em um falso transnplante para peneira para encorpar mais,agora nem adianta mexer muito devido a época ñ propicia,tbm ñ vou abusar da resistência da planta vai q perco ela...rsrs....rsrs...mais uma vez obrigado pela dica q vou colocar em pratica no futuro!!!
klealdossantos, por mais que você queira engrossar, tente começar a conduzir os galho, ou seja, tracione ou arame. Selecione um galho superior para servir como galho de sacrifício e este deixe crescer a vontade enquato a planta já está sendo conduzida, pois este é que vai estimular as raízes e o engrossamento do tronco
fiz isto no piteco abaixo;
Está engrossando rápidamente.
Tenho também preferido colocar a planta em recipiente bem grande como bacia em vez de escorredor, percebi resultado mais rápido, coloque seu escorredor com a planta no chão ou num recipiente maior que servirá como "mamadeira".
Boa sorte!!
fiz isto no piteco abaixo;
Está engrossando rápidamente.
Tenho também preferido colocar a planta em recipiente bem grande como bacia em vez de escorredor, percebi resultado mais rápido, coloque seu escorredor com a planta no chão ou num recipiente maior que servirá como "mamadeira".
Boa sorte!!
Rodney Felipe Zamba- Mensagens : 328
caro klealdossantos,
Não conheço bem da espécie, mas para diminuição das folhas é só através de desfolhas ao longo do ano, mas sempre levando em conta o clima, adubação, rega e exposição ao sol. Como por exemplo com o ficus eu faço desfolha o anao todo que não vou perder a planta, pois moro em Rio das OStras e é muito quente e faço a desfolha e coloco adubo organico como torta de mamona 70% e farinha de osso 30 % e para manutenção de mês em Mês abubo líquido Fosway e sol direto.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Não conheço bem da espécie, mas para diminuição das folhas é só através de desfolhas ao longo do ano, mas sempre levando em conta o clima, adubação, rega e exposição ao sol. Como por exemplo com o ficus eu faço desfolha o anao todo que não vou perder a planta, pois moro em Rio das OStras e é muito quente e faço a desfolha e coloco adubo organico como torta de mamona 70% e farinha de osso 30 % e para manutenção de mês em Mês abubo líquido Fosway e sol direto.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Wayner- Mensagens : 392
caros Rodney e Wayne,preciosas dicas aqui postada,andei pesquisando sobre a especie e realmente não ha muito sobre ela,principalmente quando é feito um bonsai do mesmo,mas ela é parente da goiaba e não é um exemplar apropriado para bonsai,mas sou teimoso e tenho vontade de fazer bonsai somente com arvores frutiferas do brasil,tenho goiaba,gabiroba,ameixa amarela,laranja,mas tbm tenho uma mini romã que não é brasileira mas tbm não desfaço,ja voltei ela para o escorredor e vou deixar ela desenvolver mais sem mexer por um tempo,ela é o exemplar mais velho que tenho minha gabiroba tem em cerca de 3 anos,comprei era só uma muda tbm,ela desenvolveu bem rapido,já as goiabeiras que são 3 exemplares tem 1 ano mais ou menos mas são mudinhas ainda,a laranjeira tbm,relacionado a gabiroba sigo dicas da goiabeiras já que são similares as duas especie,mais uma vez grato as dicas aqui postada e to seguindo ao pé da letra
vlw!!!!
vlw!!!!
[img][/img]
ta fluindo,folhas crescendo e minha gabiroba desenvolvendo
[img][/img]
ta fluindo,folhas crescendo e minha gabiroba desenvolvendo
[img][/img]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum